https://folhapr.com.br/2020/03/20/coronavirus-comercio-de-jaguariaiva-

23/03/2020

Coronavírus: Comércio de Jaguariaíva funcionará com restrições

20/03/2020 15:210 COMMENTS

Jaguariaíva – A Prefeitura e a Aciaja (Associação Comercial e Industrial de Jaguariaíva), procurando alinhar as decisões relativas à prevenção do novo Coronavírus, reuniram nesta quinta-feira (19), na sede da associação, representantes do comércio, indústria, igrejas e transporte coletivo. Nesta sexta-feira, 20, a associação publicou uma série de normas visando manter o funcionamento do comércio, porém com algumas restrições e recomendações (conferir tabela).

O prefeito municipal, José Sloboda, e a vice-prefeita, Alcione Lemos, apresentaram as medidas tomadas no âmbito da administração pública, segundo as orientações do Governo do Estado e Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas estão a suspensão temporária de aulas nas escolas municipais, projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, eventos culturais, grupos terapêuticos, sessões de cinema e outros que reúnam várias pessoas.

Reunião aconteceu na sede da Aciaja. Foto: Divulgação

Os atendimentos na área da saúde também sofreram alterações, visando evitar aglomerações. O prefeito José Sloboda divulgou o decreto 106/2020 no dia 19, no Diário Oficial do Município, com todas as determinações e recomendações, inclusive para os estabelecimentos privados. O link para acesso é https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/images/Publicacoes/pdfs/DECRETO%20N%C2%BA%20106%20-%20Plano%20de%20Enfrentamento%20COVID%2019_Coronavirus.pdf.

Durante a reunião o médico do Hospital Municipal Carolina Lupion, Cícero Carlos Silva, e a enfermeira Josimara Moreira, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), passaram várias orientações sobre os procedimentos necessários para evitar a pandemia. Em Jaguariaíva ainda não foi registrado nenhum caso confirmado de contaminação. As pessoas só devem ir ao hospital em caso de extrema urgência, priorizando as unidades de saúde. As visitas hospitalares e lar de idosos também estão restritas. Transporte sanitário foi limitado e cirurgias eletivas foram adiadas.

Nas igrejas evangélicas várias já interromperam cultos presenciais e reuniões de grupos, informou o presidente da Associação dos Pastores Evangélicos, Alaor Boelitz. Na comunidade católica o Padre Ivan Pedro relatou que todas as igrejas devem seguir o comunicado 003/2020 da Diocese de Jacarezinho e vão interromper as missas presenciais e cerimônias como casamentos.

Com relação ao comércio e indústria não foi tomada nenhuma decisão padronizada na reunião nos sentido de paralisação total de atividades, contudo ações para conter a propagação do vírus, como trabalho em sistema ‘home office’ de alguns funcionários do setor administrativo, uso de álcool em gel e alterações nas trocas de turnos já ocorrem. Vale lembrar que o governador Carlos Massa Ratinho Ratinho Junior decretou na quinta-feira (19) a suspensão de parte das atividades comerciais no Estado, incluindo shoppings, galerias e academias.

Os comerciantes foram orientados a priorizar o tratamento diferenciado do trabalho de funcionários acima de 60 anos e o atendimento diferenciado aos idosos, que são os mais vulneráveis às complicações do novo Coronavírus. Quem puder deve evitar sair de casa. “A colaboração de todos é fundamental para que nossa cidade não sofra com essa pandemia e só conseguiremos com o envolvimento de todas as pessoas”, disse o prefeito José Sloboda.

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Paulo Ventura

Rodeio na Cidade

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Gusttavo Lima

A Gente Faz Amor

02.

Maiara e Maraisa

Aqui Em Casa

03.

Jorge e Mateus

Cheirosa

04.

Zé felipe part. Gusttavo lima

Tiro certo

05.

João Bosco e Vinicius

Longe de Você

Anunciantes